terça-feira, 31 de março de 2009

Alertas para verificar o desenvolvimento da fala das nossas crianças

Considere normal quando:
  • Por volta de 1 ano a criança inicia sua fala com palavras simples e aos 2 anos e meio forma frases;
  • Por volta de 4 anos e meio a criança possui todos os fonemas da fala;
  • Até 3 anos e meio a criança apresenta gagueira em alguns momentos da fala, fazendo repetições de sons, sem apresentar tiques;
  • Na idade escolar, a criança apresenta trocas de letras na escrita, em decorrência de erros ortográficos (s/z, ch/x, j/g, ss/s, l/u, q/g, m/n);

  • A criança apresenta voz trêmula, fraca e com alguns bloqueios ao falar em público, podendo apresentar dificuldades de memória neste momento;
  • Apresenta rouquidão após grande esforço vocal, desde que seja passageiro;
Considere um sinal de alerta quando:
  • A criança tem 2 anos e aprsenta fala ininteligível, ou 3 anos e não forma frases;
  • A criança tem 4 anos e meio ou mais e apresenta bloqueios no início ou meio de frases, faz repetição de sílabas, alonga demasiadamente sons dentro da fala, faz gestos repetitivos juntamente a sua fala (qualquer um destes sinais isolados deve ser observado com atenção);
  • A criança tem 5 anos ou mais e na sua fala aparecem trocas, substituições ou omissões de fonemas;
  • Crianças de qualquer idade que apresenta rouquidão permanente ou todos os dias em certa hora do dia;
  • Crianças em idade escolar que apresentam trocas de letras na escrita por apresentarem dificuldades de diferenciar os sons dos fonemas (p/b, t/d, f/v, c/g, j/z, x/s);
  • Crianças e adolescentes que ao falar articulam pouco, usam gestos em demasia, falam muito rápido, tornando a fala ininteligível;
  • Crianças e adolescentes que apresentam pouca atenção, memória e concentração;
  • Crianças que apresentam dificuldades em interpretar o que lhe é falado ou na leitura.

Fga.Zulmira Severo – CRFª 7620zufono@yahoo.com.br

sexta-feira, 27 de março de 2009

Convite – Participe da elaboração do Blog da Escola

Querido(a) aluno(a) de 7ª e 8ª Série!


Neste ano de 2009 queremos lhe convidar a participar da elaboração e edição do Blog da nossa Escola. Estamos mantendo este ambiente desde 2008 com o objetivo de informar a comunidade escolar dos acontecimentos da escola, divulgando assim trabalhos realizados por vocês alunos, bem como datas importantes e notícias da escola. Com esse objetivo, convido você a participar da elaboração do mesmo, produzindo as reportagens e as postando no Blog. Ele vai ficar mais interessante com a sua participação! Os nossos encontros ocorrerão nas terças-feiras. O grupo se reunirá das 15h30min às 16h30min. Os encontros iniciarão no dia 07 de abril.

As inscrições acontecerão até o dia 02 de abril (quinta-feira) diretamente com a professora Joceline na Sala de Informática.

Espero você!

Professora Joceline Mausolff Grübel.

Convite – Elaboração do Logo da Semana da Educação 2009

Convidamos os alunos de 5ª a 8ª série a criarem um logo para nossa Semana da Educação deste ano que será do dia 22 de abril a 28 de abril.

O logo deve envolver o tema espiritualidade, o sagrado, o respeito ao ser individual de cada um que é o nosso tema geral desse ano envolvendo então nisso também a educação.

Neste ano lançamos aos participantes o desafio de criarem os logo diretamente no computador. Temos programas que nos permitam fazer isso. Para isso deixaremos a Sala de Informática à disposição no dia 27 de março (sexta-feira) das 16h às 17h10min e no 31 de março (terça-feira), das 15h30min às 17h10min. A professora Joceline estará a disposição para ajudar nas dúvidas em relação ao programa.

Posteriormente um dos logos criados será escolhido pela comissão organizadora da Semana da Educação para a elaboração de um adesivo e para representar a semana.

Atenciosamente, Comissão Organizadora.

Coordenadora Adriana Cristina Ahlert, Vice-Diretora Aline Fritsch, Diretora Fabiane Gil de Almeida, Professora Joceline Mausolff Grübel, Professora Nelsinda Weber e Professora Rosa Maria Strottmann Reguss.

ENSINANDO E APRENDENDO COM O CORAÇÃO

No dia 09 de março, a Escola 25 de Julho concretizou mais um de seus sonhos: o lançamento do livro ENSINANDO E APRENDENDO COM O CORAÇÃO. O lançamento do livro foi realizado na Assembleia de Pais, pois todos foram muito importantes na concretização do mesmo: pais, alunos, funcionários e equipe de professores. Sonhos assim só são possíveis quando se ACREDITA em algo, APOSTA, tem PARCERIAS e TRABALHA, principalmente com AMOR. Este livro teve espaço para diferentes publicações: projetos desenvolvidos pelos professores na escola, bem como pesquisas e artigos já escritos pelos professores anteriormente, potencializando e valorizando assim, o trabalho do professor e seus conhecimentos. Ele está direcionado para pais, professores e educadores em geral. O livro está a venda na escola ao valor de R$12,00 – o lucro da venda será destinado para a escola, para aquisição de materiais aos alunos.


quinta-feira, 26 de março de 2009

5ª Série A visita a Escola de Samba Asas da Liberdade

Na última quarta feira foi a vez da 5ª série A visitar a escola de samba Asas da Liberdade em Estância Velha. Puderam ver de perto os adereços utilizados num desfile, bem como conhecer o funcionamento de uma escola de samba e de que forma acontecem os preparativos para o desfile de carnaval. Neste dia o mestre de bateria da escola esteve presente e informou aos alunos como a bateria organiza-se na avenida e de que forma cada instrumento é tocado. Veja abaixo algumas imagens desta visita repleta de cores e de alegria!

Professora Cecília Etzberger.






OBS.: Reservem a manhã do dia 30 de abril, a partir das 10 horas, para prestigiarem o desfile de Carnaval da 25 na rua em frente a escola!!! Maiores informações em breve!

terça-feira, 24 de março de 2009

Oficinas do Projeto Ambiente em Criação

25/03 – Papel reciclado

01/04 – Fitoterápicos: funções de preparo

08/04 – Criação com reutilização de materiais

15/04 – Sabonetes fitoterápicos

22/04 – Embalagens alternativas

29/04 – Sabão artesanal: reaproveitamento de óleo de cozinha

sexta-feira, 20 de março de 2009

5ª série B visita escola de samba Asas da Liberdade

No dia 18 de março a 5ª série B visitou a escola de samba Asas da Liberdade em Estância Velha. Lá foram recebidos pela presidente da escola, senhora Lorena, que informou-lhes sobre como acontecem os preparativos para o carnaval e sobre como funciona uma escola de samba.

A experiência foi muito rica para os alunos, que puderam sentir-se integrantes de um desfile ao vestir os adereços utilizados pela escola no último carnaval. Abaixo algumas imagens desta maravilhosa experiência!

Professora Cecília.

ASSEMBLEIA GERAL - GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grupo de Estudos do Grêmio Estudantil convoca todos alunos da Escola 25 de Julho para a Assembleia Geral, a realizar-se no dia 24 de março de 2009, terça-feira, às 8h30min com a seguinte ordem do dia:

- Aprovação do Estatuto do Grêmio Estudantil;
- Formação da Comissão Eleitoral para o referido Grêmio.

Carla Presser
e Aline Fritsch
Representantes do Grupo de Estudos

Você sabia que existem hábitos viciosos que podem prejudicar o desenvolvimento normal da criança?

A sucção é importante para a criança até dois anos de idade, pois os bebês começam a explorar o mundo através da boca, levando os dedos, as roupas e brinquedos diretamente à boca. Alguns bebês apresentam maior necessidade de sucção do que outros. Em geral, quando o bebê é amamentado pelo menos seis meses, em posição mais elevada, precisa fazer esforço ao sugar o peito materno e com isto, supre a necessidade de sucção, não aceitando chupeta ou dedo. Há, no entanto, bebês que recebem o leite na mamadeira, muitas vezes com o furo aumentado para a saída do leite, e alguns ainda completamente deitados, não havendo necessidade de sugar, fazendo com que o bebê não supra sua necessidade de sucção, sentindo falta de chupeta ou dedo. O uso inadequado de chupeta, mamadeira ou dedo é bastante prejudicial ao bebê e a criança maior, trazendo alterações nas arcadas dentárias, fazendo com que a criança respire pela boca e tornando assim, sua respiração e mastigação ruidosa, sua musculatura oral flácida, dificultando muitas vezes o desenvolvimento correto da fala. Geralmente a criança que respira pela boca, ao dormir, apresenta ronco, bába, bruxismo, não descansa, acordando irritado, cansado, passando o dia sonolento, pois o respirador bucal tem maior dificuldade em dormir profundamente. A criança que não dorme bem pode apresentar dificuldades de aprendizagem na escola, além disto, as alterações de fala podem dificultar na aprendizagem da leitura e escrita. Agora que você já sabe o quanto os hábitos viciosos são prejudiciais, vale observar e trocar hábitos prejudiciais por hábitos saudáveis.

Fga.Zulmira Severo – CRFª 7620zufono@yahoo.com

domingo, 15 de março de 2009

Convite - Projeto de Alemão

Neste ano de 2009 queremos voar alto! No primeiro dia de aula, as turmas nos relataram para onde gostariam de voar. Com esse objetivo, convido você a participar das aulas do Projeto de Alemão, uma vez que estudar uma nova língua nos permite alçar voos muito além da Língua em si. Um novo idioma proporciona o conhecimento de toda cultura dessa nova Língua. As aulas ocorrerão nas terças-feiras. O grupo das 7ª séries será das 13:15h às 15:00h. Já o grupo das 8ª séries, acontecerá das 15:30h às 17: 15h. As aulas iniciarão no dia 24 de março.

Espero você para viajar nesse universo chamado Língua Alemã.

Professora Aline Fritsch.

Convite - Grupo de Adolescentes

Venha interagir, compartilhar e aprender a viver em grupo. Você vai se surpreender com o mundo novo que se abrirá diante de seus olhos.
O grupo de adolescentes na escola vai ocorrer nas quartas-feiras, das 13h15min às 15h, com as professoras Tatiane e Paula.
As inscrições já estão abertas na secretaria da escola. Venha participar!



“Quando nos olhamos dois mundos diferentes se refletem em nossas pupilas”
Bakhtin

sexta-feira, 13 de março de 2009

Reunião de Pais por Turmas

Pré A - 16/03 - 18h30min - Sala 4
Pré B (Manhã) - 16/03 - 18h - Sala 1
Pré B (Tarde) - 16/03 - 19h - Sala 1
1º Ano A e B - 16/03 - 18h30min - Sala 2
2º Ano A - 16/03 - 19h30min - Sala de Artes
2º Ano B - 16/03 - 19h - Sala 07
3º Ano A - 17/03 - 18h30min - Sala 07
3º Ano B - 16/03 - 18h30min - Sala 05
3ª Série - 16/03 - 18h30min - Sala 06
4ª Série A - 16/03 - 19h - Sala 10
4ª Série B - 16/03 - 18h30min - Sala de Informática
5ª Série A e B - 16/03 - 19h - Sala 09
6ª Série A e B - 16/03 - 18h30min - Sala 11
7ª Série A e B - 16/03 - 18h30min - Sala 03
8ª Série A e B - 16/03 - 18h30min - Sala 08

Oficina de Arte

Olá!!

Gostaríamos de informá-los que nos dias 25 e 26 de março estará iniciando na escola mais uma edição do projeto Oficina de Arte, que é oferecido a alunos da 3ª a 8ªs séries da escola. Este projeto visa colocar os alunos em contato direto com a expressão artística, oportunizando o desenvolvimento de suas ideias em um ambiente livre e, ao mesmo tempo, desafiador. Os grupos serão divididos em alunos de 3ª e 4ª série e alunos de 5ªa 8ª e organizados em no máximo 12 alunos, a fim de se possa lançar um olhar mais atento sobre a produção de cada um.

O projeto desenvolverá-se nas quartas-feiras a tarde, das 13h20min às 15h, para os alunos das séries finais e nas quintas feiras, das 7h30min às 9h15min, a cada duas semanas, para os alunos de 3ª e 4ª. Para participar os alunos precisam iscrever-se na secretaria da escola até o dia 16 de março e aguardar comunicado informando se o aluno foi selecionado.

Obrigada pela atenção e que no ano de 2009 nossa criatividade voe alto!!
Cecília Etzberger

quinta-feira, 12 de março de 2009

Projeto Ambiente em Criação

Prezada comunidade escolar

Este ano a escola 25 de Julho está com muitas novidades e uma delas é o projeto Ambiente em Criação. Este projeto será desenvolvido pelas professoras Tatiane Cristina Gutheil e Cecília Luiza Etzberger e visa realizar atividades envolvendo as áreas de Ciências e Arte de uma forma lúdica e interativa. Ele será dividido em dois grupos sendo que um deles será destinado somente a alunos e outro a alunos, familiares e moradores próximos a escola.


O grupo destinado a pessoas da comunidade consistirá no desenvolvimento de oficinas relativas às áreas de Ciências e Arte, abordando atividades que possam ser realizadas no dia a dia. As oficinas serão desenvolvidas nas quartas-feiras, das 15h30min às 17h. Elas serão organizadas em blocos compostos de seis oficinas e, para cada bloco realizado, o participante receberá um certificado de participação. A fim de adquirir os materiais para a realização das atividades de cada oficina sugerimos a colaboração de R$2,00 por participante, que deverá inscrever-se na secretaria da escola até a sexta-feira que antecede a semana da oficina que desejar. Abaixo, encontra-se o cronograma das oficinas:


25/03 – Papel reciclado

01/04 – Fitoterápicos: funções de preparo

08/04 – Criação com reutilização de materiais

15/04 – Sabonetes fitoterápicos

22/04 – Embalagens alternativas

29/04 – Sabão artesanal: reaproveitamento de óleo de cozinha


O grupo destinado aos alunos terá como foco principal o cultivo de plantas (ornamentais, medicinais, temperos e alimentos) em canteiros da escola e a ornamentação estética dos mesmos através da criação com materiais alternativos. Desenvolverá-se também diversas ações relacionadas ao meio ambiente, a saúde, a criação com materiais recicláveis e ao contato com obras de arte que tematizem a natureza, entre outras. Este bloco estará aberto a alunos de 5ª a 8ª série e será desenvolvido nas segundas-feiras, das 13h30min as 16h45min, tendo início dia 23/03. O grupo comportará, no máximo, 20 alunos que serão chamados por ordem de inscrição. Para participar basta apresentar a ficha de inscrição abaixo na secretaria da escola até o dia 16/03. Os alunos selecionados receberão um bilhete para autorização dos pais ou responsáveis.


Agradecemos desde já sua atenção e contamos com sua presença neste projeto que nos mostrará novas formas de interagir e recriar o ambiente que nos cerca.


“Com o passar do tempo abri meus olho e,

então, compreendi verdadeiramente

a natureza e aprendi a amá-la.”

Claude Monet


Atenciosamente, professoras Tatiane e Cecília.

A seguir um vídeo para refletir da WWF-Brasil e motivacional para este projeto...


quarta-feira, 11 de março de 2009

Combinações realizadas na Assembleia de Pais

Uso do uniforme: como nos anos anteriores, o aluno deverá usar pelo menos a camiseta da escola (banda da Escola, de turmas) todos os dias da semana que houver aula. Será permitido o uso do jeans, assim como calças e bermudas de cor preta e azul.

Liberação dos alunos ocorrerá somente com bilhete assinado pelo responsável para os alunos de 5ª a 8ª série. Os alunos da Educação Infantil à 4ª série deverão ser acompanhados por um responsável.

Contribuição espontânea: aos presentes foi apresentado os resultados das contribuições do ano de 2008, destacando que 55% dos alunos matriculados no ano passado não contribuíram com a mensalidade do CPM. Discutimos a importância desta contribuição para o cotidiano escolar. Ficou decidido que a contribuição mensal será: para um filho matriculado: R$ 12,00; dois filhos: R$ 18,00 e três ou mais filhos matriculados na escola: R$ 25,00. A Escola se coloca à disposição para conversar caso a família desejar.

Uso de celular e mp3: somente será permitido no recreio. É de total responsabilidade do aluno o uso dos mesmos.

Informática: será cobrada uma mensalidade de R$ 1,00 para alunos da Educação Infantil até 4ª série. Este valor deve ser pago para a professora da turma e será registrado o pagamento no caderno de recados ou agenda e para os alunos de 5ª à 8ª série será cobrado por impressão.

Biblioteca: continuará sendo cobrado a multa de R$ 0,10 ao dia para o aluno que não devolver o livro no dia marcado. Para os alunos da Educação Infantil e 1º Ano não será cobrada esta multa.

Saída da escola : para os alunos da Educação Infantil, 1ºAno, 2º ano a saída, no final das aulas, será feita pelo portão lateral. O portão da escola será fechado às 11h45min e será aberto novamente às 12h45 min.

Promoções : Rifa, Strogonoff, São João, Festa da Primavera, Baile de Casais.

Reorganização da chapa do CPM : Presidente: Roseli Wecker, Vice- presidente: Caroline Holler, Secretária: Aline Fritsch, Vice-secretária: Tatiana Prestes, Tesoureira: Joceline M. Grübel, Vice-tesoureiro: Antônio Moraes. Conselho Fiscal: Hugo Klauck, Tatiane Gutheil, Cecília Etzberger, Edson Silveira, Úrsula Froehlich. Suplentes: Marina Schneider, Marlene Ternus, Adriana Ahlert e Maria Luisa Camara.

Estaremos à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida,
A Direção.

Calendário Escolar - Março


09 - Assembleia Geral de Pais - 19 horas - Sala 06 da Comunidade Católica de Ivoti
16 - Reunião de Pais por Séries


22 dias letivos

terça-feira, 3 de março de 2009

Convite - Assembleia Geral

“Viver é... Viver é sonhar a cada instante, sentir a brisa no rosto, soltar os braços e sentir-se livre, voar em seus pensamentos, ouvir o canto dos pássaros, deixar o sol tocar teu corpo, a chuva selar teu beijo, mergulhar no oceano do amor, ao fechar os olhos...sonhar com a amanhã e ao abri-los, recomeçar!!”


Convite

Sonhar, amar, recomeçar... é isso aí, é tempo de recomeçar, fazer novos planos, novas reflexões ..

Em 2009 queremos voar alto!!!

Para tanto, convidamos a todos os pais e/ou responsáveis para participarem da Assembleia Geral da Escola, que acontecerá no dia 09/03/09, segunda – feira, às 19 horas, na Sala 6 da Comunidade Católica de Ivoti.

Contamos com a sua presença,

Equipe diretiva.

Abertura do ano letivo

Como já é de costume, a Escola 25 de Julho trabalha um tema a cada ano: em 2007 foram os sonhos, em 2008 o coração e este ano, em 2009, o sagrado/a espiritualidade. Com o objetivo de respeitar cada vez mais as diferenças de cada um, auto-conhecer-se e ter um ano (escolar e particular) mais tranquilo, resolvemos iniciar o ano letivo de uma forma diferente, os professores e funcionários foram desfrutar de dois lugares muito interessantes, tranquilos, naturais, saudáveis e principalmente sagrados: o Templo Budista e o Parque das Laranjeiras em Três Coroas. A idéia é que todos estejam de bem consigo mesmo e com as pessoas com quem convivem. Este mesmo tema será desenvolvido com os alunos, pais e toda comunidade escolar. Já no primeiro dia de aula os alunos participaram de uma atividade neste sentido e no final todos se deram as mãos para transmitir um ao outro uma grande energia e o que tem de melhor para oferecer.

2009

VIVER É…


“Viver é sonhar a cada instante,

sentir a brisa no rosto,

soltar os braços e sentir-se livre,

voar em seus pensamentos,

ouvir o canto dos pássaros,

deixar o sol tocar teu corpo,

a chuva selar teu beijo,

mergulhar no oceano do amor,

ao fechar os olhos…

sonhar com o amanhã,

e ao abri-los, recomeçar!!!”


Queridos alunos, pais, professores, funcionários…

Sonhar, amar, recomeçar…

é isso aí, é tempo de recomeçar, fazer novos planos, ter novas ideias, novos sonhos… isso é ano novo…

Esperamos você para começar o ano letivo de 2009 com muita empolgação e motivação no dia 26 de fevereiro e fazermos juntos esse momento muitíssimo especial e um ano inesquecível.

Estamos pensando e organizando este momento e o ano de 2009 com muito carinho, aguardando o seu retorno com muita alegria e torcendo para que os seus desejos, seus pensamentos voem muito alto em 2009 e se realizem.

Um forte abraço e até lá.

Equipe 25 de Julho.