sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Passeio da 3ª série pelo município

No dia 21 de outubro a turma da 3ª série, na companhia da professora Denise e da Coordenadora Adriana, realizaram o tradicional Passeio pelo município. O passeio contou com a participação da Professora Cíntia, do Departamento de Turismo de Ivoti, que orientou os alunos contando histórias e curiosidades sobre os locais visitados.

A turma desfrutou de um momento muito legal na Escola Nicolau Fridolino Kunrath, onde foi recebida com muito carinho pela professora Janaína e a turma da 3ª série da escola. Lá os alunos conheceram um pouco do trabalho desenvolvido na escola, fizeram um lanchinho gostoso, brincaram muito e foram presenteados com lembranças preparadas pelos alunos da escola.

No passeio os alunos da 3ª série conheceram vários pontos históricos, turísticos e culturais de Ivoti. Esta atividade faz parte do Projeto da série que busca através do aprendizado do seu município, a conscientização e valorização do mesmo.

Professora Denise Bach.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arte grega na praça

Como forma de ensinar a arte grega de uma forma diferenciada, a professora Diana e o bibliotecário Gabriel deram uma ajuda para professora Cecília. Eles toparam o desafio proposto pela professora de contar um mito grego para os alunos na praça Concórdia.


No dia 21 de outubro, os alunos das 5ªs séries saíram pelas ruas com o propósito de observar a arquitetura dos prédios, a fim de relacionar com a arquitetura grega. O ponto final desta caminhada foi a praça e, ao chegarem lá, depararam-se com a contação do mito de Narciso. Na sequência, os alunos conheceram o mito da caixa de Pandora.


Como finalização da atividade, foram realizadas brincadeiras, que estabeleciam referência com o mito da caixa de Pandora.


Foi um momento bastante rico estes alunos, que vivenciaram os conteúdos abordados, resultando numa aprendizagem significativa.


Professora Cecília Etzberger.

Produções em argila e em jornal - 6ª Série B


Na manhã de hoje, os alunos da 6ª série B expuseram seus produções em argila e em jornal. O grupo trabalhou a criação no espaço tridimensional através da modelagem de figuras humanas. Os trabalhos ficaram bastante ricos em detalhes e originais, destacando-se as produções em jornal, que envolveu todos os alunos no momento da confecção. Os alunos procuraram diversos materiais, como tecidos e papéis, para ornamentarem sua produção.

A vivência da exposição foi muito interessante, pois os alunos foram divididos em grupos e cada grupo se responsabilizou por uma parte da mostra. Merece destaque a pequena oficina realizada ao final da visita, na qual os alunos-artistas ensinaram aos visitantes, alunos do pré ao segundo ano, como fazer um trabalho em jornal com a técnica abordada por eles nas produções. Os pequenos expectadores ficaram encantados com a vivência, que já os prepara para perceber e analisar a criação artística de uma outra maneira.

Confira abaixo algumas imagens destes momentos!!

Professora Cecília Etzberger.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Passeio à Porto Alegre

No dia 20 de outubro as 4ª séries fizeram um passeio a Porto Alegre, com o objetivo de visitar pontos turísticos como o Museu Júlio de Castilhos, o Palácio Piratini e esculturas pelo centro da cidade.
O almoço aconteceu no Barra Shopping Sul e a tarde os alunos foram passear pelo Guaíba no barco Cisne Branco.

Entrevistamos dois alunos.

Maria Eduarda, da 4ª série A.
O que você mais gostou no passeio?
“ Do Cisne Branco.”
O que você aprendeu com o passeio?
“Que a torre da Usina tem 117 metros de altura.”

Eduardo, da 4ª série B.
O que você mais gostou no passeio?
“Do barco Cisne Branco.”
O que você aprendeu com o passeio?
“ Sobre o carro que ligava a manivela, Um andava a 20km/h e outro a 40km/h.”

Veja a seguir algumas fotos do passeio...


Reportagem por Natália e Rafaela.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Veja os documentários dos ganhadores do X Prêmio Arte na Escola Cidadã

Acesse o site: http://www.artenaescola.org.br/premio.php e veja os documentários dos 5 trabalhos ganhadores do X Prêmio Arte na Escola Cidadã. Entre eles, o trabalho "Visitando os mundos da Arte", desenvolvido pela professora Cecília Luiza Etzberger na nossa escola.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desfile Festivo - 45 anos de Ivoti

A Escola Municipal 25 de Julho surgiu a partir da reivindicação dos moradores do bairro 25 de Julho, os quais almejavam uma escola para seus filhos. As obras iniciaram em outubro de 1991 e no dia 25 de fevereiro de 1992, a escola iniciou suas atividades.

A Escola fará nesse desfile uma retrospectiva de seus últimos sete anos, uma vez que este ano comemora o seu 17º aniversário. É dessa forma que a Escola 25 de Julho homenageia a cidade de Ivoti.

Primeiramente traz em sua abertura a representação de pais, os quais foram de enorme importância para a concretização desse sonho: uma escola para o bairro. Ainda como forma de homenagear a todos que já fizeram parte de sua história, esta ala conta com a presença de ex-alunos, presidentes e ex-presidentes do CPM da escola.

Em 2002, formou – se a Banda da 25 de Julho, um sonho da comunidade. Os instrumentos da bateria foram adquiridos com a ajuda de toda a comunidade escolar, através de doações espontâneas, pedágio e apoio da Prefeitura Municipal. Já os instrumentos de sopro foram adquiridos e doados pela Prefeitura Municipal. Desde 2006, a Banda é regida pelo professor César Augusto Lopes e atualmente é composta por 38 alunos.

Em 2003, o tema da Escola foi “ Faço parte dessa Família”, ressaltando e confirmando, que desde o seu início, a escola se configurou como uma grande família, formada por alunos, professores, pais e comunidade.

No ano seguinte, 2004, a primeira turma de 8ª série concluiu o Ensino Fundamental, tornando – se assim, Escola de Ensino Fundamental completo. Nesse mesmo ano, foi inaugurado o prédio da atual Educação Infantil.

A seguir, destaca-se o conhecimento, a aprendizagem que é construída dia a dia na interação professor-aluno, no processo de ensino-aprendizagem.

A Paz foi o tema da Escola em 2006, a música lema desse ano, “ O soldado da paz”, do grupo Cidade Negra. Neste período, realizou-se um trabalho voltado aos valores de nossa sociedade.

No ano seguinte, teve-se como tema os “Sonhos”de cada um e com a música Paciência, de Lenine refletimos muito. Já desde o início do ano, tinha-se um baú com os sonhos de cada um para esse ano. Neste ano ainda, a Escola comemorou seus 15 anos!

Em 2008, surgiu o tema “Aprendendo e Ensinando com o Coração”. Trabalhou-se o papel de cada um – pais, alunos, professores - nesse processo de educar. A música que acompanhou todo esse ano letivo foi a conhecida “Carinhoso”. Ainda neste ano, a Escola concretizou mais um sonho: lançar o seu primeiro livro escrito por profissionais da própria escola.

Este ano, tem-se como tema a “Espiritualidade”, acompanhado da música “Linha do Horizonte”, de Guilherme Arantes. Começou-se refletindo sobre para onde gostaríamos de alçar voos, sendo a borboleta símbolo desse pensamento, uma vez que ela representa a liberdade e a constante transformação da vida. Trabalhou-se a espiritualidade na perspectiva do sagrado, pensando sobre o que é sagrado para cada um, o sagrado de cada pessoa, o sagrado no ato de ensinar e aprender.

Para finalizar esse desfile, a escola despede-se com a frase que acompanha a Escola 25 de Julho nesse ano letivo: “ Tangenciar o sagrado é descobrir a magia do ser humano, sua significação e sua grandeza. É tirar do 'mais dentro', o que até agora procurávamos nas estrelas!”.

Parabéns Ivoti pelos seus 45 anos!

Escola 25 de Julho.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Venha assistir a Era do Gelo 3!

Venha para o nosso cinema

Será no dia 27 de outubro, terça-feira, às 19h, na Escola 25 de Julho! O cinema será somente para crianças do Pré A até 4ª série. Venha se divertir em mais uma aventura dessa turminha! Essa é uma promoção do Gev - Grêmio Estudantil Vinte e Cinco.

Valor do ingresso por pessoa:
R$1,00

Haverá venda de pipoca e bebidas no local.

Obs.: As crianças devem vir acompanhadas de seus pais.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Homenagem aos professores

Um grupo de alunos se organizou para homenagear os professores pela passagem no seu dia. Veja alguns momentos desse lindo momento...


A música abaixo o aluno Gabriel Graeff do 3° Ano A criou e cantou homenageando os professores pelo seu dia.

As professoras da Escola

São queridas e ensinam bem

Eu já tive várias dessas professoras

Que ensinam muito bem


São dedicadas e esforçadas

E com os alunos são preocupadas

Hoje quero todas homenagear

E por isso vou cantar


Parabéns professoras

Pelo dia de vocês

Não esqueçam que são muito importantes

E merecem nota 10

Professora Cecília recebe o Prêmio Arte na Escola Cidadã 2009


Professora Cecília Etzberger com o troféu no Centro Cultural dos Correios, em Recife, onde foi a entrega do prêmio!!!!!
Parabéns Cecília!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Festa a Fantasia

A Semana da Criança foi encerrada com uma linda Festa a Fantasia! Veja alguns momentos...



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Convite – Encerramento da 1ª Olimpíada do Conhecimento

“O saber ao alcance de todos”



Professores e alunos de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Ivoti venham participar!

Equipeduca 25.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

7 de outubro - Dia do Penteado Maluco

Passeio 25 de Julho para a Ferrovia do Vinho

No dia 03 de outubro os professores e funcionários da Escola comemoraram o seu dia (Dia do Professor, Merendeira, Secretária...) de um modo muito especial, com o passeio para a Ferrovia do Vinho. No passeio o grupo teve a oportunidade de realizar o passeio de trem (com suas diversas atrações), duas vinículas e a Loja da Tramontina. Fomos abençoados com um dia de sol maravilhoso.
O passeio foi muito agradável e divertido.

Coord. Adriana Ahlert.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Momentos do Dia do Ridículo/Diferente