quinta-feira, 19 de março de 2015

2015: Um convite a ações de gentilezas!




O projeto do ano, mais uma vez pensado junto ao corpo docente da escola, visa estabelecer junto com a comunidade escolar, uma pedagogia voltada à construção e prática de boa convivência.

Pensamos e pensaremos durante o ano em estratégias para construir, refletir, praticar ações positivas entre todas as pessoas que convivem na escola: alunos, professores, funcionários, pais, familiares...

Temos, dessa forma, nesse ano de 2015 uma palavra norteadora: GENTILEZA. Essa palavra nos remete a olhar as pessoas com quem convivemos com olhos de paciência, respeito, amor.

Gentileza gera gentileza, portanto, queremos pensar junto com a comunidade escolar, ações positivas que nos inspiram a praticar gentileza.

Desafiaremos os alunos, a partir da música Gentileza de Marisa Monte a pensar palavras de gentileza e que irão nos inspirar em 2015.

Com essas palavras iremos pensar como transformá-las em algo que contribua para o nosso bem estar.

Assim, como já foi colocado “gentileza gera gentileza”, que sempre será um processo coletivo, e se tratando de uma escola com uma diversidade de pensamentos, gostos, jeitos, o respeito deve fazer parte do nosso dia a dia.

Em contrapartida, a gentileza deve ser algo interno, ou seja, para poder ser gentil como próximo, em primeiro lugar preciso ser gentil comigo. Preciso, me conhecer, me amar. Portanto o autoconhecimento, o se gostar, a autoestima também será pauta para o ano.

Que nosso ano seja repleto de respeito e gentilezas. Bom ano para todos nós!


Gentileza

                              Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta