segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Feliz Natal e ótimo 2016!


As turmas do 2º ano A e B se caracterizaram para desejar um Feliz Natal para toda comunidade escolar da 25 de Julho.



Juntamente com as turmas do 2º ano A e B e a professora Juliana Irene Kissmann, a família 25 deseja a todos um feliz e abençoado Natal e que 2016 seja repleto de conquistas, aprendizagens e muitas felicidades!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Parabéns!

A equipe de professores, funcionárias e diretiva parabeniza os alunos que passaram no processo seletivo 2016 da  Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha!

Parabéns e muito sucesso...

Otto Froehlich de Jesus
Henrique M. Schumacker
Mateus T. Patussi
Augusto Chiesa de Mattos

Suplentes:
Josué Backes
Carlos Schnorr

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Passeio ao Zoológico de Sapucaia do Sul

Fizemos no dia 25 de novembro, numa quarta-feira, o dia inteiro, o passeio da turma do 1º ano B, do 2º ano A e do do 2º ano B para o Zoológico de Sapucaia do Sul. Foi um dia muito bacana, divertido e repleto de aprendizagens sobre fauna e flora com relação aos animais selvagens. Tivemos explicações de uma guia, que é bióloga, sobre a alimentação dos animais carnívoros e, também de algumas aves. Fomos até a cozinha onde são preparados estes alimentos, conhecemos as tabelas que explicam o horário, a porção e o tipo de alimento que cada animal recebe. Conversamos com alguns tratadores de animais e com o motorista, do trator com um carretão, engatado, que leva estes alimentos em bandejas para cada jaula.

Acompanhamos um tratador que foi alimentar os ursos de óculos. O animal recebe comida de manhã e de tarde, sua alimentação é onívora, ou seja, come carne, ovos, frutas e legumes. Foi muito interessante e belo ver o urso se alimentando. Descascava as bananas e os ovos e comia, a melancia e o mamão, também comeu tudo deixando apenas as cascas.


Foi muito legal rever e para alguns ver pela primeira vez os animais selvagens do Zoo. Caminhamos apreciando os sons, as cores, as árvores, as peraltices de alguns bichos. Como os macacos babuínos que brincavam feito crianças de pega-pega, esconde-esconde, cambalhota, saltos, coçavam um ao outro e rolavam produzindo alguns sons. A beleza dos felinos, como os tigres siberianos que com suas listras e sua força nos encantavam.




Professora Juliana.

RELATO DOS ALUNOS DO 1º ANO B
NA NOSSA VISITA AO ZOOLÓGICO EM SAPUCAIA DO SUL, APRENDEMOS QUE:
OS LEÕES, OS TIGRES, AS COBRAS SÃO CARNÍVORAS. OS LEÕES COMEM, EM MÉDIA, 3 QUILOS DE CARNE POR DIA, E OS TIGRES 5 QUILOS DE CARNE POR DIA.
OS URSOS SÃO ONÍVOROS, ISTO É, ELES SE ALIMENTAM DE FRUTAS, OVOS E CARNE.
OS RINOCERONTES, OS ELEFANTES, OS HIPOPÓTAMOS SÃO HERBÍVOROS, ISTO É, ELES SE ALIMENTAM DE PLANTAS.
NO DOMINGO, OS ANIMAIS NÃO RECEBEM COMIDA. É UMA ESTRATÉGIA PARA QUE ELES ESTEJAM MAIS ATIVOS PARA OS VISITANTES E, TAMBÉM PARA NÃO GANHAR MUITO PESO.
OS ANIMAIS QUE ENCONTRAMOS NO ZOOLÓGICO VIERAM DE VÁRIOS LUGARES, COMO POR EXEMPLO: CIRCOS, CATIVEIROS PARTICULARES, MAUS TRATOS E DE OUTROS ZOOLÓGICOS.
COMO É O CASO DA LEOA. ELA FOI ABANDONADA ÀS MARGENS DE UMA ESTRADA POR UM CIRCO.
O LEÃO VEIO DE UM CATIVEIRO PARTICULAR ONDE VIVIA NUMA JAULA MUITO PEQUENA, SEM ESPAÇO SUFICIENTE PARA SE LOCOMOVER.
VÁRIOS ANIMAIS JÁ MORRERAM NO ZOOLÓGICO, VÍTIMAS DE VISITANTES QUE NÃO RESPEITARAM OS ANIMAIS. COMO FOI O CASO DE UM CANGURU QUE LEVOU UMA PEDRADA NA CABEÇA E FICOU DESMAIADO E MORREU DIAS DEPOIS.
DEVEMOS RESPEITAR OS ANIMAIS, NÃO JOGAR METAIS, PEDRAS, LIXOS NOS RECINTOS DOS ANIMAIS DO ZOOLÓGICO, POR QUE ELES ACABAM COMENDO, FICAM DOENTES E PODEM MORRER.  
PROFESSORA MARIA LUISA.