É com grande alegria que hoje compartilhamos com vocês um estudo de 2 meses. Inicialmente seria um trabalho de 3 a 4 semanas, mas o interesse dos alunos cresceu e o projeto também. Muitas oportunidades surgiram neste caminho e dentre elas destaco dois momentos. O primeiro deles refere-se a visita à escola de samba Asas da Liberdade, onde pudemos ver de perto como é feita a organização de um desfile de carnaval. O outro momento diz respeito à aula de dança que tivemos na Cia de Dança Raízes da Paz, onde conhecemos mais sobre o carnaval nos diferentes estados de nosso país além de, é claro, aprender alguns passos de samba, frevo e axé.
Em sala de aula pudemos ouvir diferentes músicas que estão presentes no carnaval. Começamos por Chico Buarque e sua “noite dos mascarados”, passando pelas marchinhas e pelos sambas enredos de grandes escolas. Nosso desfile ampliou os horizontes musicais e utilizamos além de samba, outros ritmos musicais que só vieram a enriquecer nosso trabalho.
Nossas aulas foram muito movimentadas e o trabalho em grupo foi constante. Aprender a trocar idéias, respeitar os colegas e auxiliá-los nas dificuldades configuraram-se como um grande aprendizado para estes alunos. A autonomia e a independência também foram competências trabalhadas neste projeto.
Trabalhar o carnaval na sala de aula revela-se como uma importante forma de conhecer e compreender a cultura brasileira, tão ampla e diversificada. E não pensem que não houve resistência, pois no início na fala de diversos alunos percebi que havia um certo preconceito em relação a este tema. Entretanto, este posicionamento mudou após conhecerem o carnaval e perceberem que para que um desfile seja realizado é preciso muita pesquisa. Com o passar das aulas, o próprio carnaval tratou de cativar estes alunos.
Após este trabalho, acredito que nunca mais estes alunos assistirão a um desfile na televisão ou em uma cidade próxima com os mesmos olhos. Sem dúvida, ficarão atentos aos passos do mestre sala e da porta bandeira, na desenvoltura dos passistas e na forma como a bateria toca seus instrumentos.
Este projeto não teria acontecido se não tivéssemos estabelecidos importantes parcerias:
- Brigada Militar
- Prefeitura Municipal de Ivoti
- Cia de Dança Raízes da Paz
- Lorena Carvalho e Leopoldo Schneider – representantes da escola de samba Asas da Liberdade
- Rádio Black Pink
- Radialista Osmar, que está animando o desfile
- Jurados: Roseli, Sueli, Aline, Denise e Sendi
- Cinegrafista Jackson
- Aluna Rafaela, que vai fotografar o evento
- Alunos que prestigiam o desfile
- Alunos que desfilam
- Famílias que se envolveram nos preparativos para este dia
- Gabriel, bibliotecário da escola
- Professores que de alguma forma auxiliaram no desenvolvimento das atividades.
- Equipe diretiva da escola
Obrigada!
Professora Cecília Luiza Etzberger.