quarta-feira, 5 de outubro de 2016

SEMANA DA CRIANÇA










SEMANA DA CRIANÇA: ANOS INICIAIS







Estamos nos aproximando da Semana da Criança (05 a 17 de 








outubro) e preparamos alguns momentos especiais para nossos 







alunos. Segue a tabela com as atividades:







05/10- Quarta- feira
10/10- Segunda- feira
11/10- Terça-feira
13/10- Quinta-feira
14/10- Sexta- feira
17/10- Segunda - feira
Show de Mágica:
*Mágico Michael

*Festa à Fantasia

Os alunos do pré ao 5º ano terão aula à tarde.

Confraria da Arte e Dança :

Brincadeiras antigas

Lanche especial: Pipoca
Dia do Ridículo e Penteado Maluco

Brincadeiras

( Grêmio Estudantil)
Piquenique na Sede Campestre em horário de aula. Em caso de chuva será cancelado.



Lanche especial: Cachorro quente
Confraria da Arte e Dança :

* Contação de histórias

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Semana Literária e da Diversidade e Cultura Brasileira: Somos um pouco de tudo!

Semana Literária e da Diversidade e Cultura Brasileira: Somos um pouco de tudo!

23/08 – Terça-feira
* 7h40 - Atividade de abertura: “Leitura em Ação: Escola que lê!”
* 13h30 - Atividade de abertura: “Leitura em Ação: Escola que lê!”

23 a 26/08 – Atividades em Parceria com o PLUG - Oficinas das Culturas Afro-Brasileira, Alemã, Japonesa, Gaúcha e Indígena
Público: Educação Infantil e Anos Iniciais

29/08 – Segunda-feira
* 17h30 – Mostra de trabalhos e apresentações dos alunos
                 Sarau Literário
* 19h – Solenidade de Abertura
             Confraria da Arte
             Grupo de Violão
             Grupo de Flautas
* 19h30 – Espetáculo “Origem de um Povo” - Grupo Folclórico Origens de Sapiranga 
         

    
30/08 – Terça-feira
* 7h45 – Apresentação da Confraria da Arte
* 8h – Visitação à Mostra de trabalhos
* 11h10 –  “Leitura em Ação: Escola que lê!”
* 13h30 – Apresentação da Confraria da Arte
* 13h45 – Visitação à Mostra de trabalhos
* 16h50 – “Leitura em Ação: Escola que lê!”

___________________________
Atividades paralelas
* 29 e 30/08 - Exposição e venda de livros – Livraria Moin
* Bate-papo com jovens escritores – presença já confirmada: Rose Bischoff
* Bate-papo com a autora: Adriana Borella Pessoa

___________________________
Parceiros
Prefeitura Municipal de Ivoti – Apoio: Secretaria Municipal de Educação
Programa Lazer Unindo Gerações - PLUG
Pétalas da Cultura





terça-feira, 5 de julho de 2016

Premiação da OBMEP 2015


No dia 1º de julho aconteceu no Salão de Atos da UFRGS, a solenidade de entrega das medalhas aos alunos destaques da OBMEP de 2015. Os alunos Jean Carlo Ternus e Bianca Heckler foram premiados com medalha de bronze. A professora de Matemática Daiane Monaco de Negri foi homenageada como professora destaque da OBMEP 2015.
A Escola 25 de Julho parabeniza a todos que se envolveram nesse processo! 

 

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Momentos da Festa Junina 2016

sexta-feira, 24 de junho de 2016

É hoje o grande dia... Arraiá da 25! Venham!


Das 18h às 21h, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Funadamental 25 de Julho.

Meu conto de horror - 8º ano A


A partir da leitura de vários contos de diversos autores e após o trabalho com o gênero, os alunos do 8º ano A foram os escritores de contos de horror. A proposta foi escrever um conto do qual participasse uma personagem que criaram em aula, um objeto que lhes causasse medo e muita criatividade. Os alunos fizeram a reescrita do conto e então foram selecionados, primeiramente, quatro contos que foram lidos para a turma. Dos quatro contos, o grupo elegeu o melhor para ser divulgado.

Abaixo você pode se deliciar com um dos belíssimos trabalhos finais.

Professora estagiária: Fabiane Cristiane Waechter
Professora titular: Silvana Patussi

A estrada do medo

Ellena falava ao telefone com sua mãe enquanto dirigia, pensando que em uma rua não movimentada isso era possível. Ela dizia que ficaria alguns dias longe de casa porque não aguentava mais sua vida, deixando tudo de lado. Depois de uma discussão pelo telefone, brava e aos prantos, Ellena desliga o aparelho com frieza e agressividade. Mas de repente, a mulher paralisa e tenta desviar o carro de uma figura estranha no meio da estrada. Seu carro começa a capotar e sai da pista. Sem controle da situação, a mulher pensa que sua hora chegou, passando por uma mata densa, seu carro finalmente é parado por uma árvore e depois disso, tudo se apaga.

Algumas horas depois, Ellena acorda sem saber o que aconteceu após seu descontrole ao volante. Sangrando, a mulher sai do carro e anda pela floresta procurando por ajuda. Andando por algum tempo, ela acha um pequeno chalé aparentando ser antigo e desocupado. Sem pensar duas vezes, a moça entra na casa. Mesmo parecendo desocupado, Ellena avista várias fotos onde se encontram uma jovem menina, aparentando ter 6 a 7 anos, com grandes cabelos castanhos, um lindo vestido branco e uma pele muito pálida. A mulher acha estranho, pois se lembra que essa garotinha era a figura que aparecera na estrada.

Muito curiosa, Ellena sai vasculhando o local. Entra em um cômodo onde acha um pequeno diário. Sem demora, a mulher começa a ler o objeto, onde estava escrito: “Depois que mamãe morreu, eu fiquei com medo. O papai está estranho desde que isso aconteceu. Ele não para de mexer nas suas ferramentas, principalmente na motosserra. Parece que ele está pretendendo usá-la, só não sei para que.” “Hoje o papai gritou comigo e pela primeira vez, ele disse um palavrão. Mas em compensação ele também disse que logo vai usar a sua motosserra e é para eu ir junto com ele para ver a surpresa que irá fazer.” Ellena ficou espantada. Ela desconfiava do que poderia ter acontecido com a pobre garotinha. Mas então, se perguntava como tinha a visto na estrada antes.

Para poder descansar um pouco, a moça vai ao banheiro da casa e tenta tirar o sangue de seu rosto. Seus pensamentos são em fugir rapidamente dali. Mas ao erguer a cabeça, depois de tê-la limpado todo, Ellena é agarrada por um homem descabelado e sujo. Seus gritos não o faziam parar. Ele estava a levando para um quartinho ao lado da casa, trancando ela lá e dizendo que logo seria a vez dela partir.

Fora daquele quarto o homem começa a cavar, parecendo estar fazendo um túmulo. Descontrolada Ellena começa a chorar, mas de repente ouve um sussurro. Então ela vê a pequena menina de antes que, sem falar nada, lhe mostra uma saída por uma fresta suficientemente grande para que ela pudesse passar.

As duas saem correndo, mas são avistadas pelo homem, que ligeiramente pega a sua motosserra e corre atrás delas. Finalmente as duas acham a estrada, o pior é que deram de cara com o homem. Sem poder dar mais de dois passos, Ellena é cortada ao meio. E neste pouco tempo, ela percebe que a menina some como espírito, temendo a motosserra de seu pai que a matava noves anos atrás. Depois de tudo aquilo, o homem nunca apareceu novamente por lá, mas muitos relatos dizem ter visto uma pequena menina acompanhada de uma mulher mais velha vagando pela beira da estrada.

Aluna Ester L. D. Dick

sexta-feira, 17 de junho de 2016

OBMEP 2016


OBMEP 2016

CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE







Nível 1

Aysha K. da Silva - 7º B

Jean Ternus - 7º A

Milena D. Graeff - 6º A

Nícolas Spaniol - 6º B

Morgana Taina Becker- 7º A 

Luiz Felipe J. Fernandes - 6º A

Nícolas H. Kiefer - 6º B


Nível 2

Yasmim Fortes - 9º A

Ivan G. Piccinini - 9º A

Tomas B. Barbieri - 9º B

Arthur H. Rhoden - 9º B

Eduarda Hanauer - 8º B

Rafaela Schneck - 9º A

Isadora M. Pinz - 9º A



Parabéns!!!!

terça-feira, 7 de junho de 2016

Visita a III Mostra de Popularização da Ciência e VI Feira de Educação da Unisinos

No dia seis de junho, os alunos do 6º ano A e 6º ano B visitaram a III Mostra de Popularização da Ciência e VI Feira de Educação, da Unisinos em São Leopoldo. Foi uma manhã produtiva, pois  nossos alunos participaram de várias atividades matemáticas, de ciências, robótica, Inglês, entre outras. Além disso, puderam conhecer o espaço da Universidade.

sexta-feira, 20 de maio de 2016





Por iniciativa das embaixadas da Alemanha, Áustria e Suíça, foi criada a Semana da Língua Alemã, que ocorreu de 23 a 29/04/2016. Todas as escolas foram convidadas a participar realizando atividades relativas a esse tema para chamar a atenção sobre projetos de língua alemã existentes nas inúmeras comunidades do Brasil. 
 
Os professores de Língua Alemã da Escola 25 de Julho, Diego de Freitas e Aline Fritsch Roth, desenvolveram atividades bem especiais na Semana da Língua Alemã. Na terça-feira de manhã, os alunos dos 6ºs anos participaram de um momento de integração com as turmas do Pré A e B, 1º ano A e B e 2º ano A, onde cantaram músicas na língua alemã. Os alunos do 6º ano ensinaram uma música aos alunos “pequenos” e as turmas do Pré, 1º e 2º ano ensinaram uma música aos alunos “grandes”. No turno da tarde, foi a vez dos 5º anos realizarem uma Gincana envolvendo conhecimentos da língua alemã.

Na quinta-feira, os alunos dos 7ºs anos, participaram da programação do Instituto de Educação Ivoti: Dia de Portas Abertas, onde apreciaram a exposição “Alemanha hoje – Por que estudar alemão é importante?”.

Parabéns aos professores de Língua Alemã da Escola e aos alunos pela bonita participação!


Woche der Deutschen Sprache

Von 23. bis 29. April 2016 findet die “Woche der Deutschen Sprache“ statt. Diese wird gemeinsam organisiert von Deutschland, Österreich und der Schweiz. Die Schulen wurden eingeladen mitzumachen.

Die Deutschlehrer der 25 de Julho Schule, Diego de Freitas und Aline Fritsch Roth haben tollen Aktivittäten mit den Schülern organiziert. Am Dienstag haben die Schüler von 6. Klasse mit den Schülern von Kindergarten bis 2. Klasse ein paar Lieder zusammen gesungen. Am Nachmittag haben die Schüler von 5. Klasse an einem tollen Spielwettbewerb teilgenommen.

Am Donnerstag haben die Schüler von 7. Klasse eine Ausstellung in der IEI besucht: “Deutschland heute- Warum ist Deutsch lernen wichtig?”.

Die 25 de Julho hat sich sehr gefreut, dass die Schüler schön mitgemacht haben und damit auch sehr viel gelernt haben.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Instituição Destaque

Na noite do dia 28 de abril, nossa Escola recebeu o Certificado de MENÇÃO HONROSA, por ser uma Instituição destaque  no Processo Seletivo 2016/01,  para ingresso de novos alunos na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo.

Participaram da solenidade a Diretora Nelsinda Weber e a Coordenadora dos anos Finais Denise Bach.

Ficamos honrados em participar desse momento e colaborar com a formação dos nossos alunos.

 
        Sr. João Batista Schumacher, Diretora Nelsinda, ex-aluno Henrique Schumacher e  coordenadora Denise

terça-feira, 12 de abril de 2016

Teatro na Escola

Nossa escola recebeu ontem, dia 11 de abril, uma das programações do projeto “Pétalas de Cultura”. No turno da tarde alguns alunos puderam participar da oficina “Construção de Personagem”, com Carlos Aberto Klein e à noite, tivemos a apresentação do espetáculo “Uma Visita Especial” da Cia de Teatro Curto Arte. Ao final do espetáculo nossos alunos, que participaram da oficina, abrilhantaram ainda mais à noite apresentando pequenas cenas trabalhadas durante a oficina.

25 contra o Aedes Aegypti

No dia 08 de abril tivemos um momento de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Primeiramente tivemos uma palestra ministrada por profissionais do CEAMI.

Posteriormente, cada professor conduziu um momento de diálogo e registro, com a sua turma, com as informações aprendidas. Essas aprendizagens foram compartilhadas com as famílias, pois o registro foi para casa e agora também compartilhamos alguns desses registros aqui no nosso Blog com o objetivo de multiplicar nossas aprendizagens e mobilizar cada um, para que faça a sua parte.