- Por volta de 1 ano a criança inicia sua fala com palavras simples e aos 2 anos e meio forma frases;
- Por volta de 4 anos e meio a criança possui todos os fonemas da fala;
- Até 3 anos e meio a criança apresenta gagueira em alguns momentos da fala, fazendo repetições de sons, sem apresentar tiques;
- Na idade escolar, a criança apresenta trocas de letras na escrita, em decorrência de erros ortográficos (s/z, ch/x, j/g, ss/s, l/u, q/g, m/n);
- A criança apresenta voz trêmula, fraca e com alguns bloqueios ao falar em público, podendo apresentar dificuldades de memória neste momento;
- Apresenta rouquidão após grande esforço vocal, desde que seja passageiro;
- A criança tem 2 anos e aprsenta fala ininteligível, ou 3 anos e não forma frases;
- A criança tem 4 anos e meio ou mais e apresenta bloqueios no início ou meio de frases, faz repetição de sílabas, alonga demasiadamente sons dentro da fala, faz gestos repetitivos juntamente a sua fala (qualquer um destes sinais isolados deve ser observado com atenção);
- A criança tem 5 anos ou mais e na sua fala aparecem trocas, substituições ou omissões de fonemas;
- Crianças de qualquer idade que apresenta rouquidão permanente ou todos os dias em certa hora do dia;
- Crianças em idade escolar que apresentam trocas de letras na escrita por apresentarem dificuldades de diferenciar os sons dos fonemas (p/b, t/d, f/v, c/g, j/z, x/s);
- Crianças e adolescentes que ao falar articulam pouco, usam gestos em demasia, falam muito rápido, tornando a fala ininteligível;
- Crianças e adolescentes que apresentam pouca atenção, memória e concentração;
- Crianças que apresentam dificuldades em interpretar o que lhe é falado ou na leitura.
Fga.Zulmira Severo – CRFª 7620 – zufono@yahoo.com.br
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