Passeio à Santo Ângelo e São Miguel das Missões- 4ª série:
Professoras Liliana Finger e Marcele E. Altenhofen
No dia 22/05/10, as 4ªs séries realizaram o passeio à Santo Ângelo e São Miguel das Missões. O passeio de estudos aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e além das professoras, alunos, coordenadora e vice-diretora, também alguns pais participaram do mesmo.
Visitamos a praça no centro de Santo Ângelo, para conhecer a igreja. Esta igreja foi reconstruída por três vezes, sempre no mesmo lugar. Sua fundamentação original foi construída no século XVII, pelos índios guaranis, pois, esta praça era uma aldeia jesuítica. Depois, foi construída pelos europeus que chegaram à cidade e na terceira vez foi reconstruída pelos moradores. A igreja, assim como a praça, foi totalmente reformada e há também um museu a céu aberto neste local.
Em seguida, fomos até o museu da cidade, onde tivemos a oportunidade de observar vários objetos encontrados na aldeia jesuítica: machados, pedras, vasos, peças de artesanato, esculturas...
A visita às Ruínas de São Miguel ficou para parte da tarde. Fomos até o município vizinho, São Miguel das Missões, onde se encontram as ruínas da aldeia jesuítica. No caminho, paramos em Caaraó, para conhecer a Igreja dos Três Mártires. Neste local, o padre Roque Gonzalez, responsável pela fundação de várias aldeias jesuíticas no estado, foi morto por indígenas. Há também, uma fonte, cuja água é considerada milagrosa, pois, acredita-se, que esta vertente tenha sido abençoada pelo padre.
Depois, finalmente seguimos para as Ruínas. O pórtico de entrada da cidade tem todo um significado alusivo aos padres jesuítas e aos índios guaranis. Em língua guarani, lê-se: “Esta terra tem dono!”. Frase dita pelo guerreiro e líder indígena Sepé Tiaraju, que morreu na Guerra Guaranítica defendendo a aldeia de São Miguel.
Os alunos foram orientados por uma guia que nos deu uma verdadeira aula de História. Os alunos tiveram explicações sobre a arquitetura, lendas indígenas e sobre o modo de vida nas missões.
À noite assistimos ao show de som e luz, que retrata a Guerra Guaranítica. Nossa viagem foi muito proveitosa e divertida! Até 2011!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário