quarta-feira, 27 de junho de 2012

Família, ainda vale a pena?


Família, um núcleo social elementar ou de acordo aos olhos de muitos é “só de sangue”? Uma corrente dependente de cada um dos seus elos ou uma união de aparências? Vivências recíprocas ou status social?

Independente de qual seja a definição, a família no sentido social é de extrema importância, pois é a primeira experiência do ser humano de vivência em comunidade.

A família como qualquer grupo social passa por transformações e atualmente, o elo familiar constituído pela confiança, pelo respeito e pelo compromisso mútuo, vem sendo rompido com fatores sociais, revelando desafios em busca da reestruturação do mesmo. O maior desafio da família brasileira, por exemplo, é em meio uma sociedade que apresenta propostas contrárias e uma vivência familiar e exposta a meios que desagregam o elo familiar, com a desmoralização da ética, do valor da família, conciliar o mundo do trabalho, a formação dos filhos, a vivência religiosa e os valores humanos. Que meios são esses? Os meios de comunicação social.

A família realiza-se quando cada membro tem a sua participação, sendo filho, pai ou mãe, portanto, as formas e os meios de comunicação, a linguagem familiar que se tornam presentes desde o início da vida são essenciais e reveladores. Há, porém, os meios de comunicação de massa da mídia, destacando a internet e a tevê, que se revelam além de veículos informativos, como meios de perigo e destruição.

Consumismo, desgosto, ilusão, desrespeito, infelicidade... Não seria melhor soltar uma pomba branca e olhar para o futuro? Vamos fazer valer a pana a luta pela vida familiar.

Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família”. 
Victor Hugo.

Texto dissertativo elaborado pela aluna Priscila Razera Kuhn da 8ª série A, na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Silvana Troian Patussi.

Alguns momentos da Festa Junina 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Releitura das obras de Alfredo Volpi – O pintor das bandeirinhas

Neste mês de junho a turma do 1º ano C está desenvolvendo um projeto sobre as Festas Juninas. Nas aulas realizadas no Laboratório de Informática estudamos sobre algumas obras do artista Alfredo Volpi (Bandeirinhas). A partir desta leitura criamos as nossas obras de arte utilizando o software Tux Paint. As crianças adoraram o colorido das obras de Volpi e se empolgaram nas suas criações. O resultado deste trabalho ficou realmente lindo! 
Profªs Denise e Joceline.

Receitas para a Festa Junina

Os alunos do 2º Ano A fizeram uma seleção de receitas deliciosas para as festas juninas. Aproveite para preparar algumas delas e tenha uma ótima festa junina!

Já os alunos do 2º Ano B criaram cartazes com gostosas receitas. Estes estarão expostos durante a nossa Festa Junina.

Profª Amélia.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Brincadeiras Juninas

As tradicionais festas Juninas fazem parte da cultura brasileira e ainda hoje, mesmo nas grande cidades, servem como referência às raízes caipiras.
Em meio o frio do mês de Junho, comemoram-se as festas de Santo Antônio, São João, São Paulo e São Pedro, tudo com a alegria das brincadeiras das festas Juninas.
Uma boa festa Junina não dispensa os tradicionais correio elegante, dança da laranja, quadrilha, corrida de sacos, maçã tina de água, corrida dos sapatos, pescaria, boca do caipira, entre muitas outras.
Buscando preservar a tradição cultural e os costumes o 3º Ano A e B estão resgatando essas brincadeiras e se divertindo muito vivenciando algumas delas.

 Professoras Edete Klein e Paula Dhein.

Pesquisando sobre os chás

Os alunos do 3º ano B, no dia 04 de junho, foram à E. M. E. F. Nicolau Fridolino  Kunrath, em Picada 48 Alta. Eles foram fazer uma pesquisa de campo sobre plantas que podem ser usadas como remédio, ou seja, chás medicinais. Lá eles aprenderam a serventia de alguns chás, viram uma Mandala de chás, a espiral de chás, participaram de uma oficina onde confeccionaram sabonetes... Também aproveitaram o espaço para fazer um piquenique e brincar. Todos se divertiram e aprenderam muito neste passeio.


 Profª Edete Klein.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Entrega de Boletins - 1º Trimestre

A entrega de boletins do 1º trimestre ocorrerá na próxima segunda-feira, 18 de junho, das 17h30min às 19h30min.

Equipe Diretiva e Professores.