terça-feira, 31 de março de 2009

Alertas para verificar o desenvolvimento da fala das nossas crianças

Considere normal quando:
  • Por volta de 1 ano a criança inicia sua fala com palavras simples e aos 2 anos e meio forma frases;
  • Por volta de 4 anos e meio a criança possui todos os fonemas da fala;
  • Até 3 anos e meio a criança apresenta gagueira em alguns momentos da fala, fazendo repetições de sons, sem apresentar tiques;
  • Na idade escolar, a criança apresenta trocas de letras na escrita, em decorrência de erros ortográficos (s/z, ch/x, j/g, ss/s, l/u, q/g, m/n);

  • A criança apresenta voz trêmula, fraca e com alguns bloqueios ao falar em público, podendo apresentar dificuldades de memória neste momento;
  • Apresenta rouquidão após grande esforço vocal, desde que seja passageiro;
Considere um sinal de alerta quando:
  • A criança tem 2 anos e aprsenta fala ininteligível, ou 3 anos e não forma frases;
  • A criança tem 4 anos e meio ou mais e apresenta bloqueios no início ou meio de frases, faz repetição de sílabas, alonga demasiadamente sons dentro da fala, faz gestos repetitivos juntamente a sua fala (qualquer um destes sinais isolados deve ser observado com atenção);
  • A criança tem 5 anos ou mais e na sua fala aparecem trocas, substituições ou omissões de fonemas;
  • Crianças de qualquer idade que apresenta rouquidão permanente ou todos os dias em certa hora do dia;
  • Crianças em idade escolar que apresentam trocas de letras na escrita por apresentarem dificuldades de diferenciar os sons dos fonemas (p/b, t/d, f/v, c/g, j/z, x/s);
  • Crianças e adolescentes que ao falar articulam pouco, usam gestos em demasia, falam muito rápido, tornando a fala ininteligível;
  • Crianças e adolescentes que apresentam pouca atenção, memória e concentração;
  • Crianças que apresentam dificuldades em interpretar o que lhe é falado ou na leitura.

Fga.Zulmira Severo – CRFª 7620zufono@yahoo.com.br

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