terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uso adequado de recursos naturais: Mais que uma necessidade, uma conquista!

Nos dias que antecederam o Dia do Meio Ambiente em 2009, a escola 25 de Julho realizou diversas ações que visavam a discussão acerca do uso adequado dos recursos naturais e à conservação dos mesmos. Para promover esta reflexão, o projeto Ambiente em Criação, que é desenvolvido na escola, foi convidado a liderar as ações.

O projeto visa desenvolver ações que envolvam a área da Arte e da Ciência de forma prática, dinâmica e criativa. Neste sentido, o grupo de alunos optou por realizar intervenções no cotidiano da escola em cada um dos dias da semana que antecedeu o dia do meio ambiente. Foram realizadas várias intervenções na escola, focando o tema meio ambiente e recursos naturais.

Todas as ações geraram muita curiosidade e comentários, levando a reflexão e discussão sobre sua finalidade e objetivos. Além destas ações, os alunos passaram nas salas de aula informando sobre a importância da economia de luz e colocaram junto a cada interruptor um adesivo com dizeres solicitando que a luz só fosse acessa quando realmente houvesse a necessidade.

Como finalização das atividades especiais desta semana, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) foi realizado o III Seminário do Meio Ambiente na Escola, cujo tema central foi a água. Nele discutiu-se acerca do uso da água no mundo e suas implicações ambientais e sobre a criação da cisterna na escola.

Com estas ações, ficou claro que é preciso buscar alternativas para chamar a atenção dos alunos e mostrar-lhes a necessidade dos cuidados com o meio ambiente. A arte, neste contexto, mostrou-se uma via de grande importância pois promoveu a discussão e chamou o olhar dos alunos para questões de extrema relevância.

Como fruto deste trabalho, verificou-se que a escola utilizou menos recursos que em meses anteriores, destacando-se assim no município pela economia que foi feita. O reconhecimento destes resultados veio corroborar um trabalho que vem sendo feito na escola e continuará fazendo parte de nossa rotina: a busca por cidadãos mais ambientalmente responsáveis.


Alunas realizando intervenções nas salas de aula.

Profª Tatiane Gutheil

Nenhum comentário:

Postar um comentário