quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desfile Festivo - 45 anos de Ivoti

A Escola Municipal 25 de Julho surgiu a partir da reivindicação dos moradores do bairro 25 de Julho, os quais almejavam uma escola para seus filhos. As obras iniciaram em outubro de 1991 e no dia 25 de fevereiro de 1992, a escola iniciou suas atividades.

A Escola fará nesse desfile uma retrospectiva de seus últimos sete anos, uma vez que este ano comemora o seu 17º aniversário. É dessa forma que a Escola 25 de Julho homenageia a cidade de Ivoti.

Primeiramente traz em sua abertura a representação de pais, os quais foram de enorme importância para a concretização desse sonho: uma escola para o bairro. Ainda como forma de homenagear a todos que já fizeram parte de sua história, esta ala conta com a presença de ex-alunos, presidentes e ex-presidentes do CPM da escola.

Em 2002, formou – se a Banda da 25 de Julho, um sonho da comunidade. Os instrumentos da bateria foram adquiridos com a ajuda de toda a comunidade escolar, através de doações espontâneas, pedágio e apoio da Prefeitura Municipal. Já os instrumentos de sopro foram adquiridos e doados pela Prefeitura Municipal. Desde 2006, a Banda é regida pelo professor César Augusto Lopes e atualmente é composta por 38 alunos.

Em 2003, o tema da Escola foi “ Faço parte dessa Família”, ressaltando e confirmando, que desde o seu início, a escola se configurou como uma grande família, formada por alunos, professores, pais e comunidade.

No ano seguinte, 2004, a primeira turma de 8ª série concluiu o Ensino Fundamental, tornando – se assim, Escola de Ensino Fundamental completo. Nesse mesmo ano, foi inaugurado o prédio da atual Educação Infantil.

A seguir, destaca-se o conhecimento, a aprendizagem que é construída dia a dia na interação professor-aluno, no processo de ensino-aprendizagem.

A Paz foi o tema da Escola em 2006, a música lema desse ano, “ O soldado da paz”, do grupo Cidade Negra. Neste período, realizou-se um trabalho voltado aos valores de nossa sociedade.

No ano seguinte, teve-se como tema os “Sonhos”de cada um e com a música Paciência, de Lenine refletimos muito. Já desde o início do ano, tinha-se um baú com os sonhos de cada um para esse ano. Neste ano ainda, a Escola comemorou seus 15 anos!

Em 2008, surgiu o tema “Aprendendo e Ensinando com o Coração”. Trabalhou-se o papel de cada um – pais, alunos, professores - nesse processo de educar. A música que acompanhou todo esse ano letivo foi a conhecida “Carinhoso”. Ainda neste ano, a Escola concretizou mais um sonho: lançar o seu primeiro livro escrito por profissionais da própria escola.

Este ano, tem-se como tema a “Espiritualidade”, acompanhado da música “Linha do Horizonte”, de Guilherme Arantes. Começou-se refletindo sobre para onde gostaríamos de alçar voos, sendo a borboleta símbolo desse pensamento, uma vez que ela representa a liberdade e a constante transformação da vida. Trabalhou-se a espiritualidade na perspectiva do sagrado, pensando sobre o que é sagrado para cada um, o sagrado de cada pessoa, o sagrado no ato de ensinar e aprender.

Para finalizar esse desfile, a escola despede-se com a frase que acompanha a Escola 25 de Julho nesse ano letivo: “ Tangenciar o sagrado é descobrir a magia do ser humano, sua significação e sua grandeza. É tirar do 'mais dentro', o que até agora procurávamos nas estrelas!”.

Parabéns Ivoti pelos seus 45 anos!

Escola 25 de Julho.

Um comentário: