terça-feira, 10 de novembro de 2009

Passeio das 4ªs séries às localidades rurais

No dia 05 de novembro os alunos da 4ª série A e B fizeram um passeio para conhecer a zona rural de Ivoti. Veja a seguir algumas imagens e leia os relatos de alguns alunos sobre o mesmo.

Família Boll

No dia 05/11/09 a gente foi fazer um passeio a Picada Feijão, para ver suas terras. Eu gostei muito de ir lá.
A produção de leite como presente de família

Acordar cedo é a rotina da família Boll. Há 33 anos Geraldo e Sueli trabalham com a produção de leite, na localidade de Picada Feijão.

Muitas vezes quando toca o despertador da vontade de contiuar na cama, confessa Geraldo. Mesmo assim eles levantam para a primeira ordenha do dia, às 5h30min, e a última ordenha acontece às 17h30min. Geraldo e sua esposa trabalham de segunda a segunda.

Sueli conta que a prática já vem de família, sua avó era considerada a melhor da região.

Bastou Sueli ganhar um filhote de vaca da sua avó para ingressar na prática. O segundo filhote veio do namorado Geraldo, atual marido. Geraldo era professor e trabalha com plantação de verduras.

Os negócios não deram muito certo, por isso começaram a investir na produção de leite.

O casal conta que no início a ordenha era feita manualmente, o que durava cerca de 60 minutos e gerava 30 litros de leite por dia. A distribuição inicial foi para a Lacticínio Ivoti, mas depois passou para a Cooperativa Piá.

Vallentine – 4ª A.

Passeio para Picada Feijão

No dia 05/11/2009, nós saímos da escola e fomos para Picada Feijão.

Nós fomos, em 1ª lugar, na casa da família Bockorny que há 25 anos produz verduras na sua pequena fazenda. Eles tem uma pequena propriedade, mas produzem muito. O trabalho deles é difícil porque eles produzem muitas variedades de verduras, eles fazem produção orgânica e pelo jeito parece que vai muito bem.


Os donos da fazenda Bockorni são Egon e Helmi e seu filho Maurício. Helmi contou que há 25 anos com seu marido Egon começou a plantar de tudo. A maioria era: aipim, feijão e milho. Depois eles começaram a plantar verdura. Lá nós vimos ele regar as verduras.


Logo após, fomos na família Boll. Geraldo e Sueli acordam todo dia cedo. Eles trabalham com produção de leite. Eles tem 22 vacas, 20 em lactação e 2 secas. Eles produzem 350 litros por dia e nós vimos uma vaca prenha. Geraldo disse que daqui a uma hora o bezero iria nascer. Eles tem 20 hectares de terra. Eles tem 3 açúdes e criam vários tipos de peixe.

Depois nós fomos ver o que eles davam para as vacas comer e voltamos para escola.

Daiane – 4ª A.

Relátorio do passeio para Picada Feijão

No dia 05 de novembro de 2009, quinta-feira, fomos na propriedade da família Boll e da família Feiten, em Picada Feijão.


Primeiro fomos na casa da família Boll, onde seu Geraldo nos recebeu. Ele nos levou na casa de seu vizinho, Alcido Feiten.


Lá vimos suas estufas de legumes e verduras (hortifrutigrangeiros). Lá havia rúcula, pepino, repolho, couva-flor, beterraba, etc. Eles distribuem seus legumes e verduras para Novo Hamburgo. Depois o Alcino deu comida para os peixes. Ele perguntou para a profª. Mª Luisa se poderia molhar as plantas com a gente caminhando. A profe deixou. Nos molhamos muito.

Depois fomos de volta na casa do Geraldo e lanchamos. Eu, a Raya, a Anna, a Duda e o Thiago Mateus lanchamos juntos. Depois do lanche estava livre para brincadeiras. Brinquei de pique com a Vallem, a Duda, a Luana, a Daia, a Emi, a Bru, o Tiago Mateus e o Vitor.


Então fomos ver como se tira leite. Demorou uns 20 min e terminou. Vimos vacas, bezerrinhos e porcos.


Daí vimos uma silagem de milho e fomos embora.
Sofia – 4ª A.

Reportagem: Rafaela e Natália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário