quarta-feira, 27 de junho de 2012

Família, ainda vale a pena?


Família, um núcleo social elementar ou de acordo aos olhos de muitos é “só de sangue”? Uma corrente dependente de cada um dos seus elos ou uma união de aparências? Vivências recíprocas ou status social?

Independente de qual seja a definição, a família no sentido social é de extrema importância, pois é a primeira experiência do ser humano de vivência em comunidade.

A família como qualquer grupo social passa por transformações e atualmente, o elo familiar constituído pela confiança, pelo respeito e pelo compromisso mútuo, vem sendo rompido com fatores sociais, revelando desafios em busca da reestruturação do mesmo. O maior desafio da família brasileira, por exemplo, é em meio uma sociedade que apresenta propostas contrárias e uma vivência familiar e exposta a meios que desagregam o elo familiar, com a desmoralização da ética, do valor da família, conciliar o mundo do trabalho, a formação dos filhos, a vivência religiosa e os valores humanos. Que meios são esses? Os meios de comunicação social.

A família realiza-se quando cada membro tem a sua participação, sendo filho, pai ou mãe, portanto, as formas e os meios de comunicação, a linguagem familiar que se tornam presentes desde o início da vida são essenciais e reveladores. Há, porém, os meios de comunicação de massa da mídia, destacando a internet e a tevê, que se revelam além de veículos informativos, como meios de perigo e destruição.

Consumismo, desgosto, ilusão, desrespeito, infelicidade... Não seria melhor soltar uma pomba branca e olhar para o futuro? Vamos fazer valer a pana a luta pela vida familiar.

Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família”. 
Victor Hugo.

Texto dissertativo elaborado pela aluna Priscila Razera Kuhn da 8ª série A, na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Silvana Troian Patussi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário