quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Estudos sobre imigração - 4º Ano A e B

Ao falarmos sobre a imigração nas aulas de Arte, iniciamos apreciando a reprodução da obra “Navio de emigrantes”, de Lasar Segall. Os alunos olharam atentamente e citaram que havia muitas pessoas nesse barco e que passava a sensação de estarem cansados. Com um olhar mais atento, com um investimento de tempo, comentaram que algumas pessoas pareciam estar tristes e doentes. Conversamos sobre o andar de barco e alguns alunos relataram que já haviam andado. Relembrando essa experiência, trouxeram para a turma a lembrança de uma momento alegre e divertido. Comparamos então com a imagem trazida pelo artista. Por que será que aquelas pessoas não estavam transmitindo a sensação de felicidade, alegria?

Nesse momento, os alunos estabeleceram relações com as aulas das professoras titulares, quando compreenderam que muitas daquelas pessoas estavam passando por um momento de dificuldade em suas vidas e que a viagem de barco não era uma atividade turística, mas uma completa mudança de rumo na vida.

Conversamos sobre o que aquelas pessoas estariam levando consigo para esse reinício de vida. Muitas foram as hipóteses e, diante dessas possibilidades, foi proposta a atividade “Mala de viagem”. Nessa atividade, cada aluno teria que ser imaginar um imigrante que levava consigo uma mala. Porém, nessa mala só poderia haver cinco itens. Que desafio foi perceber o que é realmente fundamental para a viver. Realizamos desenhos desses elementos e uma mala de papel. Posteriormente, casa aluno trouxe esses objetos para a aula e os apresentou à turma. Nesse momento, foi possível perceber as preferências e os estilos de vida de cada aluno presentes nas escolhas dos objetos.

Após, realizamos uma atividade de fotografia com uma mala antiga. Conversamos em sala sobre o quão difícil deve ser essa despedida e optamos por simular esse último estar em sua terra natal. Cada aluno escolheu um lugar da escola para ser fotografado junto da mala antiga, que simula a mala da viagem. Na aula seguinte de informática, essas fotografias foram manipuladas digitalmente a fim de conferirem uma visualidade que lembra fotografias antigas e uniram essas imagem a uma carta que escreveram imaginando que estavam fazendo uma viagem, dessa vez de trem.


Ler mais publicações no Calaméo

Professoras:
Cecília Luiza Etzberger
Joceline Mausolff Grübel
Maria Anelise Schneider
Maria Luisa Prediger

Nenhum comentário:

Postar um comentário