quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alunos de 6ª a 8ª série visitam a 7ª Bienal do Mercosul

Alunos de 6ª a 8ª série visitaram a 7ª Bienal do Mercosul que ocorreu em Porto Alegre do dia 16 de outubro a 29 de novembro. Leia a seguir o texto escrito pela aluna Marília Gabriela Graeff da 8ª Série A contando como foi esse momento e veja algumas fotos.

Ouvindo, escutando, vendo e apreciando.

7ª Bienal do Mercosul

A ARTE DA ATUALIDADE AO NOSSO ALCANCE

No dia 12 de novembro de 2009, as oitavas séries, juntamente com os professores foram à 7ª Bienal do Mercosul.

Ela é uma grande mostra de arte e cultura que este ano está com o tema “Grito e Escuta”. As mostras dos artistas estavam expostas em três espaços: O Cais do Porto, o MARGS e o Santander.

Quando chegamos ao Cais do Porto fomos logo olhar as obras da mostra BIOGRAFIAS COLETIVAS e TEXTO PÚBLICO. A primeira coisa que se percebe ao olhar o que está exposto é a criatividade e a diferença dos trabalhos. Não é um simples quadro ou desenho, vai muito além disso.

Os criadores pegaram as suas ideias e as transformaram em algo único, fora das telas. Praias ambulantes, árvores com fones de ouvido, vídeos que nos fazem pensar, refletir sobre coisas que nunca havíamos imaginado antes. Incrível.

Os materiais utilizados foram muito simples: areia, latinhas, garrafas, madeira, vidros, vídeos e muitos outros. São coisas que às vezes nós temos em nossas casas e não sabemos como usar. Por que não usá-los para fazer obra de arte? Somos livres e podemos criar tudo que quisermos. Não precisamos de materiais importantes e caros para criar, é só ter força de vontade e acreditar que você pode.

Além disso uma coisa muito importante eu quero destacar. Quando vamos a uma exposição e olhamos um trabalho, muitas vezes, automaticamente, relacionamos ele com algo que já havíamos visto numa outra obra. Um exemplo: várias vezes durante o ano escolar, nós, alunos, realizamos trabalhos no computador. Para apresentá-los usamos o programa Power Point. De uma certa forma, quando apresentamos um trabalho usamos essa mídia, nós colocamos vídeos, imagens, textos, elementos que ajudem quem está olhando a entender mais o seu trabalho e isso foi o que eu percebi muito na BIENAL. Os vídeos estavam por toda parte, querendo nos mostrar, nos dar alguma informação.

Na exposição do Cais do Porto eu encontrei um trabalho onde as pessoas ajudavam a construir o trabalho. Eram várias paredes coloridas, onde todos que passavam por lá assinavam e deixavam o se recado, isso eu achei muito legal. E eu relacionei com o trabalho feito na aula de Artes, sobre o grafite, onde muitos pediram para que todos da turma assinassem o seu trabalho.

No Santander, eu vi um trabalho muito legal. Vários retro projetores projetavam um monte de cores na parede e essas cores, na verdade, eram luzes coloridas que se misturavam e várias outras cores apareciam. Quando fizemos um trabalho na sala de ARTES a professora sempre sempre tenta nos mostrar maneiras de encontrar novos tons de cores.

O Surrealismo de alguma maneira também apareceu. Pois muitos trabalhos não faziam muito sentido em seu formato, mas depois havia um motivo para ele ter sido daquela maneira. E vários outros trabalhos.

O lugar que eu mais achei dinâmico foi o Santander. Era uma exposição só de vídeos e isso eu achei muito legal. Diversos assuntos eram abordados nesses vídeos.

No Cais do Porto, um espaço que eu achei muito diferente foi um que só tinha areia. A areia estava por toda parte, uma legítima praia.

O som estava muito presente na BIENAL. Sempre de jeitos diferentes.

A 7ª BIENAL DO MERCOSUL estava muito legal, diferente como sempre, inovando e surpreendendo a todos que vão prestigiar a exposição.

O que mais me chamou atenção foram os diferentes tipos de trabalhos. Desde alguns quadros até uma combe que carrega uma praia.

Os visitantes podiam interagir com os trabalhos. Um exemplo foi o trabalho “A GRANDE TROCA”, onde as pessoas trocavam objetos de madeira por objetos de verdade.

O passeio valeu muito a pena, pois conhecemos um pouco mais sobre as manifestções artísticas da atualidade.

NA 7ª BIENAL DO MERCOSUL QUE ESTAVA ACONTECENDO EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, NÓS, ALUNOS E PROFESSORES, APRECIAMOS AS OBRAS DOS EXPOSITORES QUE COM MUITA CRIATIVIDADE REALIZARAM OS TRABALHOS. TODOS MUITO DIFERENTES. TODOS MUITO ÚNICOS. TODOS MUITO ESPETACULARES.

7ª BIENAL DO MERCOSUL

ABRINDO NOVOS HORIZONTES.

Marília Gabriela Graeff – 8ª Série A.



Um comentário:

  1. A troca de experiências é a grande riqueza na aprendizagem. Parabéns 25!!

    ResponderExcluir